O Moto Clube de Odivelas – “Doninhas do Asfalto” é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 01 de junho de 2001.
É constituído por um grupo de amigos que gosta de andar de mota e de viajar pelas estradas de Portugal e quando tem possibilidade, também pela Europa.
Tem como símbolo uma Doninha, um animal inteligente e ágil, muito simples...
Ricardo Camilo (Doninha), na altura com a uma Yamaha Diverson 600cc (Amarela) e Sandro Santos como pendura, são os fundadores iniciais.
A grande paixão era um dia o Grupo Motard Doninhas do Asfalto ter uma toca como sede, para poder receber todos os Grupos Motards, Moto Clubes e amigos espalhados em todo Portugal.
Em janeiro 2011, este grupo transformou-se e com o registo no cartório notarial, passou a designar-se por Moto Clube de Odivelas – “Doninhas do Asfalto” (MCODA).
Para concretizar o seu sonho (sede), conta com o apoio das entidades autárquicas, dos sócios e dos Odivelenses.
Temos como objetivos, divulgar e promover o motociclismo como meio de locomoção e lazer, incentivando o convívio e a partilha de experiências entre os adeptos deste meio de transporte.
Estimular e orientar quanto ao uso correto do motociclo, observando os aspetos de segurança e exigência do código da estrada.
Promover a intervenção Social junto da comunidade Odivelense.
Desde o início da sua existência e sem qualquer apoio financeiro, o MCODA tem desenvolvido variadíssimas ações de solidariedade social junto da comunidade Odivelense, sendo já sobejamente conhecidas as ações desenvolvidas a favor da Casa Rainha Santa Isabel, do Centro Infantil de Odivelas e da Obra do Padre Abel e ainda o tradicional desfile anual de Pais Natal Motard Solidários que se realiza todos os anos no mês de Dezembro.
A convite da Câmara Municipal de Odivelas (CMO) e da Junta de Freguesia de Odivelas (JFO), o MCODA tem participado em variadíssimas ações de divulgação, das quais destacamos a Exposição Strada Shopping & Fashion Outlet (Fev. 2013), Festas da Cidade 2013, Vamos Correr pelo Martim (Maio 2013), SIC Esperança Operação Nariz Vermelho (Fev. 2014), Solidariedade e voluntariado - recolha bens alimentares (mar 2014), Festas da Cidade 2014 e Miss Odivelas (Jul. 2014).
No passado dia 31 de maio, em ambiente familiar, o Moto Clube de Odivelas “Doninhas do Asfalto”, comemorou o seu 13º Aniversário no conhecido Pinhal da Paiã em Famões.
Para a concretização deste evento, foi muito importante o apoio logístico de algumas entidades nossas amigas, como por exemplo, a CM Odivelas, a Junta de Freguesia Pontinha/Famões, a Junta de Freguesia de Odivelas, a Adventure Park (concessionária do espaço Parque Aventura no Pinhal da Paiã), a empresa Fernando Simões Lda., os Bombeiros Voluntários da Pontinha, a PSP, bem como várias outras empresas que como expositores (ou outra) no evento, contribuíram decisivamente para a diversidade cultural e a garantia de um evento de qualidade e visibilidade perante todos aqueles que anualmente nos visitam.
Este foi um dos maiores eventos realizados no nosso concelho e contou com a participação de cerca de 3.800 participantes vindos de todo o país.
O 4º Encontro Nacional de Motos e Motorizadas Clássicas, realizou-se no passado dia 05 de outubro e contou a participação de 198 motas e motociclos, num total de 250 participantes.
A festa foi animada com muita música e contou com a participação graciosa do DJ Jorge Perez e do Grupo de Concertinas de Carenque (Concertinas do Asfalto), vocacionado para a música tradicional portuguesa.
Foi mais um momento cultural e de convívio, que prestigiou o MCODA, a Cidade e o Concelho de Odivelas.
A NOVA SEDE é uma realidade, é um edifício cedido pela Câmara Municipal de Odivelas e está situado na Arroja. Quer o edifício, quer o espaço envolvente, estão a ser requalificados ambientalmente, sendo também uma aposta do MCODA.
As obras de reconstrução começaram a 30 de agosto e atendendo às condições em que estão a ser realizadas, estão a decorrer a bom ritmo, com o apoio de amigos e parceiros do Moto Clube.
Mas as motas, não são o único hobby do MCODA.
O Moto Clube de Odivelas “Doninhas do Asfalto” em parceria com a Escola Shorijin Kempo Oriental Branch, forma Campeões Nacionais.
Para quem não sabe, o Shorinji Kempo é uma arte marcial japonesa, designada de arte de Budo no país de origem.
O Shorinji Kempo foi fundado em 1947, pelo Grande Mestre Doshin So.
É uma das mais populares e prestigiadas artes marciais praticadas no Japão que seguem os códigos morais e de éticas próprias às artes de Budo, que não são desportos de combate e encontra-se espalhado em quase 40 países nos cinco continentes, entre os Brasil e Timor Leste.
Apesar de recente, o número de praticantes desta modalidade têm vindo a aumentar, pelo que os interessados na prática desta modalidade poderão dirigir-se à Escola Secundária de Caneças às 3ª e 5ª Feiras e à 6ª na Escola Espaço e Ideias na Madre de Deus e deverão entrar em contacto com o Mestre Fausto Carriço 6º DANS (Supervisor) através do número 962 792 901 e Mestre Carlos Henrique 4º DANS.
O XXIV TAKAI, Campeonato Nacional de Shorinji kempo realizou-se no Clube Nacional de Ginástica e contou com a presença de cerca de 200 atletas dos quais destacamos; Infantis Femininos (Embu Solo Feminino 9º a 4º KYU); 2º Lugar - Susana Abreu (MCODA) Adultos Masculinos (Embu Solo Masculino 9º a 4º KYU); 4º Lugar – João Varandas (MCODA) Adultos Masculinos (Embu Solo Masculino DANS); 3º Lugar – Miguel Abreu (MCODA) Em setembro, o nosso sócio Alexandre José Monteiro Lopes (Alex) e a Sociedade Musical e Desportiva de Caneças (SMDC), celebrou um acordo para a abertura de uma Escola de Taekwondo GEUK – Outdoor, sob orientação e coordenação dos instrutores Alexandre Lopes e Sara Prisal e tem como objetivo, com a implementação desta nova atividade, a formação de crianças e jovens “lutadores” na vida, ensinando a respeitar os outros, com base na prática da ética e disciplina. O Taekwondo é um desporto que pode ser praticado em todas as classes etárias e nesse sentido é um desporto para toda a família.
Tem tido um crescimento exponencial nos escalões mais jovens devido aos benefícios que esta modalidade poderá proporcionar nos praticantes, quanto ao comportamento e desempenho escolar. O Taekwondo é arte marcial de defesa pessoal e foi introduzida em Portugal em 1974, ganhou estatuto de modalidade olímpica a partir dos Jogos de Verão de 1992, em Barcelona; desde a sua introdução no nosso país, a modalidade colheu inúmeros adeptos e o interesse pela sua prática tem sido crescente. A partir dos 5 anos de idade, uma criança já pode começar a praticar, através do nosso método de ensino em duas frentes: - Taekwondo como atividade física e desporto e Taekwondo como desenvolvimento moral e cognitivo. Numa primeira fase, as aulas funcionam nas instalações da SMDC, às 3ª e 5ª Feiras, em duas sessões consecutivas para diferentes escalões, entre as 18H00 e as 20H15.
Mas não fiquemos por aqui. Recentemente, o MCODA criou um Vinho de marca própria denominada “Fedorento Branco” e “Fedorento Tinto”. Com esta ação de marketing, pretendemos levar o nome do MCODA e da cidade de Odivelas o mais longe possível, em defesa do património sócio cultural.